quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ETAPA DOIS- Praticando a boa prática

Objetivos de
aprendizagem

Qualquer material didático, em especial o auto-instrucional, necessita
de um planejamento consistente. Para tanto, os elementos de
organização prévia são uma ferramenta fundamental porque definem
quais elementos devem ser esclarecidos, no início de cada aula, para
orientar o aluno no estudo do conteúdo a ser estudado.
Objetivos são exemplos destes elementos. Eles dizem respeito ao
aluno e estabelecem prioridades no conteúdo de uma aula, definindo
exatamente o que o aluno deverá ser capaz de executar ao final de seu
estudo. Já os objetivos gerais, ou metas, dizem respeito às intenções do
professor e ao conteúdo apresentado.
Na definição dos objetivos, alguns verbos devem ser priorizados
porque conferem maior precisão aos comandos. Definir, listar,
avaliar, distinguir e analisar, por exemplo, são comandos claros e bem
definidos. Ao contrário, ter entendimento, acreditar e saber, entre
outros, são comandos imprecisos e pouco específicos.

***********************************************************************************
Praticando
a boa prática

As atividades representam um dos principais caminhos de
interação entre o aluno e o material didático, ao redor das quais
o processo de aprendizagem deve ser construído. São um aspecto
característico dos materiais para EAD, vitais para auxiliar o aprendiz
a fazer inferências, relacionar suas próprias ideias e experiências com
o tópico em discussão, praticar os objetivos propostos, checar sua
compreensão e avaliar as implicações de sua aprendizagem. Ações
pedagógicas focadas no aluno associam o processo de aprendizagem
a atividades educacionais que busquem integrá-lo a um contexto
aplicado, refletindo as ações dos profissionais em um mundo real.
Atividades matemagênicas, ou autênticas, são aquelas que dão
origem a uma aprendizagem eficaz e significativa, que favorecem, nos
alunos, o desenvolvimento de capacidades cognitivas que decorrem
de comportamentos analíticos e investigativos, pensamento crítico e
criativo, resolução de problemas, além de organização e reorganização
de informações. A partir da descrição de diversos autores, dez
características de atividades autênticas são referidas na literatura.

**********************************************************************************

Ajudando sua inspiração: modelos
de atividades – Parte 1

Métodos de instrução flexíveis ajudam os estudantes a aprender a
complexidade do material que estudam além de possibilitá-los
trabalhar com aquele conteúdo sob diversas perspectivas. Informações
apresentadas em uma variedade de formas fazem parte de um ambiente
de ensino flexível. Quando apresentadas em diferentes tipos, as atividades
contribuem imensamente para aumentar a diversidade em uma aula
voltada para a Educação a Distância. Há diversos modelos que influenciam
a elaboração de atividades em materiais didáticos impresso. Atividades
escondidas no texto são importantes para garantir um exercício mental
permanente de seu aluno. Atividades de consulta direta requerem do
aluno voltar a alguma passagem da aula para chegar à resposta esperada,
que normalmente está incluída no texto. Nessa categoria de atividade,
incluem-se também  exercícios de cálculo simples, onde o aluno é
solicitado a realizar operações a partir da observação de um modelo,
de um exemplo resolvido. Nas atividades argumentativas, o objetivo
principal é que o aluno seja capaz de desenvolver argumentos acerca de
um determinado tema sem que necessariamente chegue a uma resposta
esperada. Nestes casos, a capacidade de análise e crítica é tão importante
quanto o conteúdo em si. No caso das atividades de integração de
informações, o aluno é levado a analisar e relacionar informações de
natureza variada (textos, gráficos, tabelas, ilustrações, notícias de jornal
etc.) para deduzir a resposta esperada. A área de conhecimento enfocada
pela atividade de integração de informações é claramente identificável
e é improvável que suas respostas difiram muito daquelas esperadas e
encontradas pelos demais alunos.

***********************************************************************************


Ajudando sua
inspiração:
modelos de atividades

Atividades de transferência de domínio favorecem a capacidade
de transferência, para outros domínios, de habilidades e
conhecimento adquiridos no material didático. Nesse modelo, uma
orientação antecipada garante ao aluno a segurança necessária para
realizar a atividade de forma independente e aprendizagem individual é
fortemente encorajada. A resposta comentada normalmente tem caráter
de orientação, onde seu aluno encontra diretrizes para a realização do
trabalho. O estudo de casos é uma opção para envolver o aluno na
aprendizagem de forma participativa. Casos simples ou complexos,
para realização individual ou em grupo, demonstram conceitos teóricos
em cenários aplicados, que incluem uma variedade de situações.





Nenhum comentário:

Postar um comentário