Sejam bem vindos ao nosso espaço virtual que tanto tem a falar sobre Gestão de Cursos a Distância. As possibilidades que EaD nos oferece são muitas e bastante estimulantes, permitindo a tantas pessoas realizar o sonho de se capacitar, completar sua formação profissional e progredir. A expansão dessa modalidade de ensino faz com que haja uma necessidade crescente de profissionais com experiência nessa área. Esperamos que essa disciplina os ajude a ganhar um espaço ainda maior nesse cenário, contribuindo de maneira significativa para a sua formação.
Lista de Tópicos Semanais:
- Políticas públicas para EaD;
- Gestão acadêmica, financeira e operacional;
- Gestão de equipes multidisciplinares;
- Gestão de polos de apoio presencial.
1ª SEMANA
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
De acordo com o ESTATUTO DA FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - CECIERJ DECRETO N.º 31.114
Capítulo I, Art. 1º - A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de janeiro – Fundação CECIERJ, pessoa jurídica de direito público, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e integrada à Administração Estadual indireta, é uma entidade sem fins lucrativos, de duração indeterminada, com foro e sede na cidade do Rio de Janeiro, gozando de autonomia didático – científica, administrativa, financeira e patrimonial.
Segundo o artigo 79, da Portaria 609 de 20 de maio de 2008, compete à Diretoria de Educação a Distância:
I - articular, fomentar e avaliar as instituições públicas de ensino superior e polos municipais e estaduais de apoio presencial, visando à oferta de qualidade de cursos superiores na modalidade à distância, especialmente no âmbito da Universidade Aberta do Brasil – UAB;
II - subsidiar a formulação de políticas de formação inicial e continuada de professores, potencializando o uso da metodologia da educação a distância;
III - apoiar a formação inicial e continuada de profissionais da educação básica e de gestores na área de administração pública, mediante concessão de bolsas e auxílios para docentes e tutores nas instituições públicas de ensino superior e tutores presenciais e coordenadores nos pólos de apoio presencial, especialmente no âmbito da UAB;
IV - planejar, fomentar e avaliar a oferta de cursos superiores na modalidade a distância pelas instituições públicas e a infraestrutura física e de pessoal dos polos de apoio presencial, em apoio à formação de gestores na área da administração pública;
V - promover a avaliação dos programas e/ou projetos sob sua alçada;
VI - coordenar a elaboração de relatórios gerenciais e de atividades das unidades organizacionais sob sua alçada; e
VII - ordenar despesas referentes às ações orçamentárias no âmbito de suas atividades.
Da Origem dos Recursos Art. 3º - Constituem receitas da Fundação CECIERJ: I – dotações e receitas consignadas nos orçamentos da União, do Estado e dos Municípios; II – dotações de fundos de programas especiais; III – auxílios ou subvenções de Poderes, órgãos, entidades públicas ou privadas, independente de sua nacionalidade; IV – rendas auferidas com a prestação de serviços e outras atividades produtivas; V - taxas e emolumentos; e VI – outras rendas destinadas a consecução de seus fins, bem como oriundas de propriedade intelectual.
Em anexo: O Estatuto da Fundação CECIERJ
Abraço,
Glenda
Olá, Ivone!!
De acordo com o regiento interno, a Presidência, órgão da administração superior da Fundação CECIERJ, será exercida por pessoa de notório saber e cultura e ilibada reputação, de livre escolha e nomeação do Governador do Estado do Rio de Janeiro.
Sou totalmente a favor, principalmente para órgãos públicos, a forma de Gestão Democrática, ou seja, o processo de escolha e nomeação relizada pelo Governo do Estado, vai de encontro ao que penso sobre Gestão.
Essa escolha deveria ser realizada pelas intituições que participam do Consórcio, assim a análise e a escolha teria uma responsabilidade maoir.
Para os colegas do grupo ter conhecimento acrescento a estrutura atual administativa do Consórcio CECIERJ.
Estrutura Administrativa PRESIDENTE Carlos Eduardo Bielschowsky CHEFE DE GABINETE Maria de Nazareth Gama e Silva Vice-Presidência de Educação Superior a Distância Vice-Presidência Científica Masako Oya Masuda Mônica Santos Dahmouche Equipe de Diretores: Diretoria Administrativa José Pereira de Assis Netto Diretoria de Extensão Elizabeth Soares Bastos Diretoria de Polos Regionais Maria Luisa Porto de Figueiredo cabral Marchiori Diretoria de Tutoria Fátima Kzan Diretoria de Pré-Vestibular Social Maria Durvalina Fernandes Bastos Diretoria Acadêmica Masako Oya Masuda Assessoria Jurídica Tatiana Gaspar Pinheiro Assessoria de Projetos Especiais Tânia Maria Ferreira Quintella Assessoria de Planos e Orçamento Astrid de Souza Brasil Nunes Assessoria de Comunicação Social Keila Monteiro do Nascimento.
Abraço,
Glenda
De acordo com o regiento interno, a Presidência, órgão da administração superior da Fundação CECIERJ, será exercida por pessoa de notório saber e cultura e ilibada reputação, de livre escolha e nomeação do Governador do Estado do Rio de Janeiro.
Sou totalmente a favor, principalmente para órgãos públicos, a forma de Gestão Democrática, ou seja, o processo de escolha e nomeação relizada pelo Governo do Estado, vai de encontro ao que penso sobre Gestão.
Essa escolha deveria ser realizada pelas intituições que participam do Consórcio, assim a análise e a escolha teria uma responsabilidade maoir.
Para os colegas do grupo ter conhecimento acrescento a estrutura atual administativa do Consórcio CECIERJ.
Estrutura Administrativa PRESIDENTE Carlos Eduardo Bielschowsky CHEFE DE GABINETE Maria de Nazareth Gama e Silva Vice-Presidência de Educação Superior a Distância Vice-Presidência Científica Masako Oya Masuda Mônica Santos Dahmouche Equipe de Diretores: Diretoria Administrativa José Pereira de Assis Netto Diretoria de Extensão Elizabeth Soares Bastos Diretoria de Polos Regionais Maria Luisa Porto de Figueiredo cabral Marchiori Diretoria de Tutoria Fátima Kzan Diretoria de Pré-Vestibular Social Maria Durvalina Fernandes Bastos Diretoria Acadêmica Masako Oya Masuda Assessoria Jurídica Tatiana Gaspar Pinheiro Assessoria de Projetos Especiais Tânia Maria Ferreira Quintella Assessoria de Planos e Orçamento Astrid de Souza Brasil Nunes Assessoria de Comunicação Social Keila Monteiro do Nascimento.
Abraço,
Glenda
Olá, Glenda, Duque, colegas e tutora!
Vc mencionou uma questão que também considero essencial para o sucesso da prática da gestão educacional autônoma que se assenta na descentralização das rotinas de controle e do processo decisório através da criação de Conselhos Comunitários das Instituições de Ensino ou, como o Duque escreveu: "controle social da Instituição (no lugar das atuais amarras burocráticas)"
Em Portugal e em outros países, não existe a função denominada Diretor da Escola e, sim, um líder cujo cargo é o de Presidente do Conselho Executivo. Esta gestão participativa traz bons frutos!
Beijosssssssss
Beth
Vc mencionou uma questão que também considero essencial para o sucesso da prática da gestão educacional autônoma que se assenta na descentralização das rotinas de controle e do processo decisório através da criação de Conselhos Comunitários das Instituições de Ensino ou, como o Duque escreveu: "controle social da Instituição (no lugar das atuais amarras burocráticas)"
Em Portugal e em outros países, não existe a função denominada Diretor da Escola e, sim, um líder cujo cargo é o de Presidente do Conselho Executivo. Esta gestão participativa traz bons frutos!
Beijosssssssss
Beth
DESCULPEM MAS ULTRAPASSEI O TEMPO DE EDIÇÃO E A MENSAGEM ANTERIOR FOI PUBLICADA INCOMPLETA
Olá, Glenda!
Concordo totalmente com a sua visão de que o desempenho da função de gestão, mesmo na educação, seja desempenhada por um Gestor. É fato também que, se este gestor acumular conhecimentos e experiência na área da educação, a chance de sucesso aumentará.
As organizações educativas oferecem, em geral, significativa resistência à implementação de mudanças ou melhorias. Trata-se de um aspecto inerente da cultura da profissão docente que vem, aos poucos, sofrendo mudanças. O texto em estudo "Políticas Públicas" menciona o fato de que, quando a decisão de utilizar o ensino a distância fica a critério dos docentes (alternativa voluntarista) "apenas os professores mais flexíveis e motivados passam a adotar a EaD. Este processo é perceptível nas universidades públicas, nas quais existe uma rigidez e enormes dificuldades para mudar um projeto pedagógico.
Para o físico e engenheiro nuclear especializado em estratégia empresarial Clemente Nóbrega, a prática da gestão deve ter bases científicas. Segundo o autor:
Referências
NOBREGA, Clemente. "A Ciência da Gestão". Os Administradores - O Portal da Administração. Disponível em http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/a-ciencia-da-gestao/2124/ . Acesso em 07 10 2012.
MATHIAS-PEREIRA, J. Políticas Públicas de Educação no Brasil: A Utilização da EAD como Instrumento de inclusão Social. Texto desta disciplina.
Concordo totalmente com a sua visão de que o desempenho da função de gestão, mesmo na educação, seja desempenhada por um Gestor. É fato também que, se este gestor acumular conhecimentos e experiência na área da educação, a chance de sucesso aumentará.
As organizações educativas oferecem, em geral, significativa resistência à implementação de mudanças ou melhorias. Trata-se de um aspecto inerente da cultura da profissão docente que vem, aos poucos, sofrendo mudanças. O texto em estudo "Políticas Públicas" menciona o fato de que, quando a decisão de utilizar o ensino a distância fica a critério dos docentes (alternativa voluntarista) "apenas os professores mais flexíveis e motivados passam a adotar a EaD. Este processo é perceptível nas universidades públicas, nas quais existe uma rigidez e enormes dificuldades para mudar um projeto pedagógico.
Para o físico e engenheiro nuclear especializado em estratégia empresarial Clemente Nóbrega, a prática da gestão deve ter bases científicas. Segundo o autor:
“O cientista tem que produzir resultado, assim como a empresa; a ciência se baseia na racionalidade, assim como os negócios não funcionam se ficarem somente no abstrato. Por isso, um gestor precisa executar o seu trabalho com base em critérios que lhe permitam entender as circunstâncias e tomar as decisões de acordo com elas, fundamentando-se em uma lógica clara que tenha condições de prever o efeito de suas ações”, argumenta.
"(...) como a missão de gerar resultados concretos no mundo real é um traço característico entre as atividades do cientista e do gestor, vem daí a necessidade de se ter uma gestão mais científica, menos “palpiteira”, mais baseada em critérios lógicos".
Acredito que - conforme apresentado pela colega Glenda - políticas públicas que redefinissem a função da gestão nas organizações educativas poderiam trazer excelentes resultados."(...) como a missão de gerar resultados concretos no mundo real é um traço característico entre as atividades do cientista e do gestor, vem daí a necessidade de se ter uma gestão mais científica, menos “palpiteira”, mais baseada em critérios lógicos".
Referências
NOBREGA, Clemente. "A Ciência da Gestão". Os Administradores - O Portal da Administração. Disponível em http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/a-ciencia-da-gestao/2124/ . Acesso em 07 10 2012.
MATHIAS-PEREIRA, J. Políticas Públicas de Educação no Brasil: A Utilização da EAD como Instrumento de inclusão Social. Texto desta disciplina.
Olá, Glenda!
Concordo totalmente com a sua visão de que o desempenho da função de gestão, mesmo na educação, seja desempenhada por um Gestor. É fato também que, se este gestor acumular conhecimentos e experiência na área da educação, a chance de sucesso aumentará.
As organizações educativas oferecem, em geral, significativa resistência à implementação de mudanças ou melhorias. Trata-se de um aspecto inerente da cultura da profissão docente que vem, aos poucos, sofrendo mudanças.
O texto em estudo "Políticas Públicas" menciona o fato de que, quando a decisão de utilizar o ensino a distância fica
Concordo totalmente com a sua visão de que o desempenho da função de gestão, mesmo na educação, seja desempenhada por um Gestor. É fato também que, se este gestor acumular conhecimentos e experiência na área da educação, a chance de sucesso aumentará.
As organizações educativas oferecem, em geral, significativa resistência à implementação de mudanças ou melhorias. Trata-se de um aspecto inerente da cultura da profissão docente que vem, aos poucos, sofrendo mudanças.
O texto em estudo "Políticas Públicas" menciona o fato de que, quando a decisão de utilizar o ensino a distância fica
Olá, Luis, Glenda, Elói, Adriana e G20.
Como vocês iniciaram o café com a questão do financiamento, uma das 4 missões que definem o modo de operar da UAB.
Pergunto: qual O MODELO de financiamento instituída pela UAB?
Quais as responsabilidades divididas entre a UAB e as instituições de ensino na prática?
Vou colocar mais um pouco de café no bule.
Como vocês iniciaram o café com a questão do financiamento, uma das 4 missões que definem o modo de operar da UAB.
Pergunto: qual O MODELO de financiamento instituída pela UAB?
Quais as responsabilidades divididas entre a UAB e as instituições de ensino na prática?
Vou colocar mais um pouco de café no bule.
Olá, Joana, Glenda e G20.
Diante das colocações de vocês sobre a questão ética, gestão democrática, licitações, ...
Vocês podem explicar como a UAB tem implementado sua política, dividindo as responsabilidades entre os diferentes níveis de governo (municípios, estados) no que diz respeito a seleção de pólos de apoio presencial e cursos superior a distância?
Inté.
Diante das colocações de vocês sobre a questão ética, gestão democrática, licitações, ...
Vocês podem explicar como a UAB tem implementado sua política, dividindo as responsabilidades entre os diferentes níveis de governo (municípios, estados) no que diz respeito a seleção de pólos de apoio presencial e cursos superior a distância?
Inté.
Olá, Glenda e G20.
A sua colocação sobre a qualificação do gestor da educação a distância é bem pertinente pela complexidade própria da EAD.
Pensando em termos de UAB. Qual a sua opinião sobre modelo de gestão da EAD no caso do consórcio CEDERJ?
Vamos lá.
A sua colocação sobre a qualificação do gestor da educação a distância é bem pertinente pela complexidade própria da EAD.
Pensando em termos de UAB. Qual a sua opinião sobre modelo de gestão da EAD no caso do consórcio CEDERJ?
Vamos lá.
Olá, Joana!!
Concordo com você em parte.
Vou me explicar:
1º. Realmente muitos dos nossos gestores não estão preparados para ter a autonomia em suas próprias mãos. Marcados ainda pelo conceito de levar vantagens, principalmente particular.
2º. Esses valores não são construídos na vida adulta, mais sim pelo processo de seu desenvolvimento e da sua personalidade, esculpidos paulatinamente no seio familiar, escolar e principalmente social.
3º O que a mídia oferece, invadindo nossas casas, com notícias sobre propina e corrupção são temáticas que estão arraigadas em nossa história desde que fomos colonizados.
4º Reforço a questão da ética; da gestão democrática e não autocrática; da formação verdadeira de Conselhos Comunitários das Instituições de Ensino, tanto para o Ensino Presenciais, quanto para o Ensino a Distância.
5º Não existe uma fórmula mágica para descobrir quem é corrupto ou desonesto, o que precisa acontecer é uma maior participação da sociedade civil.
Abraço,
Glenda
Concordo com você em parte.
Vou me explicar:
1º. Realmente muitos dos nossos gestores não estão preparados para ter a autonomia em suas próprias mãos. Marcados ainda pelo conceito de levar vantagens, principalmente particular.
2º. Esses valores não são construídos na vida adulta, mais sim pelo processo de seu desenvolvimento e da sua personalidade, esculpidos paulatinamente no seio familiar, escolar e principalmente social.
3º O que a mídia oferece, invadindo nossas casas, com notícias sobre propina e corrupção são temáticas que estão arraigadas em nossa história desde que fomos colonizados.
4º Reforço a questão da ética; da gestão democrática e não autocrática; da formação verdadeira de Conselhos Comunitários das Instituições de Ensino, tanto para o Ensino Presenciais, quanto para o Ensino a Distância.
5º Não existe uma fórmula mágica para descobrir quem é corrupto ou desonesto, o que precisa acontecer é uma maior participação da sociedade civil.
Abraço,
Glenda
Olá, Adriana!!
Também tive muita dificuldade assim como você para elaborar uma sugestão para essa atividade. Quando li a proposta da tutora, coloquei a mão na cabeça e disse:
- Meu Deus, o que é isso?
Sabe porque, nossa geração não foi trabalhada para pensar, nós fomos criados para copiar, daí a nossa dificuldade para sugerir algo e ainda com embasamento e fundamento.
Para a sua sugestão já arrumei até um tema:
Também tive muita dificuldade assim como você para elaborar uma sugestão para essa atividade. Quando li a proposta da tutora, coloquei a mão na cabeça e disse:
- Meu Deus, o que é isso?
Sabe porque, nossa geração não foi trabalhada para pensar, nós fomos criados para copiar, daí a nossa dificuldade para sugerir algo e ainda com embasamento e fundamento.
Para a sua sugestão já arrumei até um tema:
Tão longe, tão perto: Os desafios da Educação da Distância.
O que você acha???
Abraço,
Glenda
Cara Glenda,
Em suas palavras ... " Na Sociedade do Conhecimento, nesse mundo globalizado, esse tipo de sociedade demanda atores sociais que trabalhem de uma forma inovadora..." que, do meu ponto de vista é uma visão perfeita para a construção de um "Brasil do Conhecimento".
Eu gostaria muito também que tivéssemos "políticos inovadores no pró educação" mas estes têm sido as execssões, e não a regra, em nosso Congresso Nacional.
ATT
Luiz Duque
Em suas palavras ... " Na Sociedade do Conhecimento, nesse mundo globalizado, esse tipo de sociedade demanda atores sociais que trabalhem de uma forma inovadora..." que, do meu ponto de vista é uma visão perfeita para a construção de um "Brasil do Conhecimento".
Eu gostaria muito também que tivéssemos "políticos inovadores no pró educação" mas estes têm sido as execssões, e não a regra, em nosso Congresso Nacional.
ATT
Luiz Duque
Olá, Luis e Glenda.
Parabéns por abrirem o fórum.
Vocês citaram questões muito interessantes e que "dão bastante pano pra manga": maior autonomia financeira para as instituições de ensino e a formação do gestor em EAD.
Vamos ver o que o grupo pensa a respeito.
Abraços.
Aguardando o grupo chegar na roda ...
Parabéns por abrirem o fórum.
Vocês citaram questões muito interessantes e que "dão bastante pano pra manga": maior autonomia financeira para as instituições de ensino e a formação do gestor em EAD.
Vamos ver o que o grupo pensa a respeito.
Abraços.
Aguardando o grupo chegar na roda ...
Oi, Glenda e G20.
Nossa Glenda! Você pesquisou mesmo.
Interessante não, é?
O uso do G, ao invés do nome completo, grupo, é por minha conta, mas a referência de sua pesquisa ainda é bem pertinente.
Olha, pelos colegas que aqui já se apresentaram eu realmente achei pessoas de grandes personalidades, com atividades profissionais de grande poder de decisão e influências sobre as pessoas e muita energia boa.
Geralmente as referências de apresentação dos alunos não vão tanto para este foco que vocês se expuseram aqui, de sensiblidade, alegria, energia, poética, amor.
Muito legal.
Já fiquei bem animada.
Abração.
Nossa Glenda! Você pesquisou mesmo.
Interessante não, é?
O uso do G, ao invés do nome completo, grupo, é por minha conta, mas a referência de sua pesquisa ainda é bem pertinente.
Olha, pelos colegas que aqui já se apresentaram eu realmente achei pessoas de grandes personalidades, com atividades profissionais de grande poder de decisão e influências sobre as pessoas e muita energia boa.
Geralmente as referências de apresentação dos alunos não vão tanto para este foco que vocês se expuseram aqui, de sensiblidade, alegria, energia, poética, amor.
Muito legal.
Já fiquei bem animada.
Abração.
Ação 2
Olá, Duque!!
Gostei muito da sua sugestão sobre política pública que poderia ser instituída para garantir o avanço contínuo, em qualidade e em alcance geográfico do Sistema UAB.
Olá, Duque!!
Gostei muito da sua sugestão sobre política pública que poderia ser instituída para garantir o avanço contínuo, em qualidade e em alcance geográfico do Sistema UAB.
Na Sociedade do Conhecimento, nesse mundo globalizado, esse tipo de sociedade demanda atores sociais que trabalhem de uma forma inovadora, e a prática pedagógica na EaD não foge dessa regra. O ambiente mediatizado em EaD é um processo de transformação do cenário educativo, onde professores e alunos edificam novos procedimentos e relações de cooperação em busca da aprendizagem-proativa.
A reflexão constante sobre práticas e princípios adotados constituem fundamental importância para modificar a atuação no processo ensino-aprendizagem principalmente no ensino a distância.
Abraço,
Glenda
Olá, Ivone!!
Ação 01 – Sugestão de uma política pública que poderia ser instituída para garantir o avanço contínuo, em qualidade e em alcance geográfico do Sistema UAB
A educação a distância, pela sua abrangência e capacidade rápida de atualização, se destaca e vem evoluindo mundialmente, mas uma das reflexões é trazer para o centro da questão o gestor da educação a distância, como profissional responsável pelo planejamento, pela adequação, pela execução, pela qualidade e pela avaliação do programa.
O gestor de educação a distância prescinde ser dotado de competências não só na área da educação, como da modalidade a distância, mas também na área da gestão.
A formação inicial do gesto não seria mais suficiente, para que ele exercesse sua profissão. Hoje o conhecimento adquirido nessa formação, rapidamente, se desatualiza e o que torna necessário que se invista na formação continuada.
O gestor apontará o caminho, inspirará uma visão compartilhada, desafiará o estabelecido, permitindo que os outros ajam. Ao imprimir suas competências educacionais e gerenciais mantém a equipe multidisciplinar alinhada, em permanente avaliação, em busca da qualidade
Por fim, é importante destacar que a ética deve permear as ações dos atores tanto na construção quanto na execução de projetos em EaD, para que se garanta a qualidade e a personalização de cada projeto.
Abraço,
Glenda
Ação 01 – Sugestão de uma política pública que poderia ser instituída para garantir o avanço contínuo, em qualidade e em alcance geográfico do Sistema UAB
A educação a distância, pela sua abrangência e capacidade rápida de atualização, se destaca e vem evoluindo mundialmente, mas uma das reflexões é trazer para o centro da questão o gestor da educação a distância, como profissional responsável pelo planejamento, pela adequação, pela execução, pela qualidade e pela avaliação do programa.
O gestor de educação a distância prescinde ser dotado de competências não só na área da educação, como da modalidade a distância, mas também na área da gestão.
A formação inicial do gesto não seria mais suficiente, para que ele exercesse sua profissão. Hoje o conhecimento adquirido nessa formação, rapidamente, se desatualiza e o que torna necessário que se invista na formação continuada.
Segundo (VIEIRA, 2003, pg.3) “[...]os elementos-chave do gerenciamento de projetos são os stakeholders, áreas de conhecimentos, ferramentas de gerenciamento e técnicas.”
O gestor irá acompanhar e zelar por essa coerência interna do princípio ao fim do curso, referente às competências elencadas, para que a qualidade do curso seja preservada, pois a aplicação das teorias da aprendizagem no desenho pedagógico do curso interfere, substancialmente, na produção de todo material didático em educação a distância.O gestor apontará o caminho, inspirará uma visão compartilhada, desafiará o estabelecido, permitindo que os outros ajam. Ao imprimir suas competências educacionais e gerenciais mantém a equipe multidisciplinar alinhada, em permanente avaliação, em busca da qualidade
Por fim, é importante destacar que a ética deve permear as ações dos atores tanto na construção quanto na execução de projetos em EaD, para que se garanta a qualidade e a personalização de cada projeto.
Abraço,
Glenda
Olá, Ivone!!
A letra inicial é igual a minha. G
G - Portanto tem as mesmas características que eu possuo.
G + 20 nos faz lembrar do G20.
O Grupo dos 20 (ou G20) é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990.[2] Visa favorecer a negociação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de alguns países, que,juntos, representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio mundial (incluindo o comércio intra-UE) e dois terços da população mundial. O peso econômico e a representatividade do G-20 conferem-lhe significativa influência sobre a gestão do sistema financeiro e da economia global. [3][4]
O G-20 estuda, analisa e promove a discussão entre os países mais ricos e os emergentes sobre questões políticas relacionadas com a promoção da estabilidade financeira internacional e encaminha as questões que estão além das responsabilidades individual de qualquer organização.
Com o crescimento da importância do G-20 a partir da reunião de 2008, em Washington, e diante da crise econômica mundial, os líderes participantes anunciaram, em 25 de setembro de 2009, que o G-20 seria o novo conselho internacional permanente de cooperação econômica, eclipsando o G8, constituído pelas oito economias mais ricas.
Abraço,
Glenda
A letra inicial é igual a minha. G
G - Portanto tem as mesmas características que eu possuo.
G + 20 nos faz lembrar do G20.
O Grupo dos 20 (ou G20) é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990.[2] Visa favorecer a negociação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de alguns países, que,juntos, representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio mundial (incluindo o comércio intra-UE) e dois terços da população mundial. O peso econômico e a representatividade do G-20 conferem-lhe significativa influência sobre a gestão do sistema financeiro e da economia global. [3][4]
O G-20 estuda, analisa e promove a discussão entre os países mais ricos e os emergentes sobre questões políticas relacionadas com a promoção da estabilidade financeira internacional e encaminha as questões que estão além das responsabilidades individual de qualquer organização.
Com o crescimento da importância do G-20 a partir da reunião de 2008, em Washington, e diante da crise econômica mundial, os líderes participantes anunciaram, em 25 de setembro de 2009, que o G-20 seria o novo conselho internacional permanente de cooperação econômica, eclipsando o G8, constituído pelas oito economias mais ricas.
Abraço,
Glenda
-
TAREFA
- Administração;
Administração Pública; Licenciatura em Ciências Biológicas; Licenciatura
em Física; Licenciatura em História; Licenciatura em Letras; Licenciatura
em Matemática; Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Química;
Licenciatura em Turismo; Tecnologia em Sistemas de Computação; Tecnologia
em Gestão de Turismo
- Administração;
Administração Pública; Licenciatura em Ciências Biológicas; Licenciatura
em Física; Licenciatura em História; Licenciatura em Letras; Licenciatura
em Matemática; Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Química;
Licenciatura em Turismo; Tecnologia em Sistemas de Computação; Tecnologia
em Gestão de Turismo
Pesquise a respeito de alguma política pública para EaD adotada em seu estado, ou em algum país, a transcreva em seu trabalho, e, com base nas discussões do fórum e nos textos trabalhados, aponte seus prós e contras.
Formato: mínimo de uma e máximo de três páginas, folha A4, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12.
Curso
de Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a
Distância
Pólo: Piraí
Número do grupo: 20
Aluna: Glenda Janaína Santos da Silva
Tutora: Ivone Simões Pimentel
Consórcio Cederj
Criado
em 2000, com o objetivo de levar educação superior, gratuita e de qualidade a
todo o Estado do Rio de Janeiro, o Consórcio Cederj é formado por sete
instituições públicas de ensino superior: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e
UNIRIO, e conta atualmente com cerca de 26
mil alunos matriculados em seus 12 cursos de graduação a distância.
Desenvolve projetos nas áreas de educação superior
a distância e divulgação científica, atingindo diretamente mais de 60 mil pessoas/ano residentes nos 92
municípios do Estado do Rio de Janeiro, com a oferta de:
Cursos de graduação a distância por intermédio do Consórcio
Cederj, parceria formada entre o
Governo do Estado do Rio de Janeiro e seis universidades públicas (Universidade
do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Unviersidade Estadual do Norte fluminense –
UENF; Universidade Federal Fluminense – UFF; Universidade Federal do Estado do
Rio de Janeiro –UNIRIO; Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; e
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ);
Pré-Vestibular Social (PVS), projeto dirigido àqueles que já concluíram ou que
frequentam o último ano do Ensino Médio e desejam realizar as provas para
ingresso nas universidades, mas não têm condições de arcar com os custos dos
cursos preparatórios particulares;
Formação continuada de professores da educação básica, com a oferta de cursos
modulares em diversas áreas: Antropologia, Arte e Comunicação, Biologia,
Educação em Ciências, Educação Especial e Inclusiva, Física, Informática
Educativa, Geociências, Governança: Gestão, Auditoria e TI, Letras, Matemática
e Química, sob responsabilidade da Diretoria de Extensão; e Projetos de Divulgação
Científica, como Praça da Ciência
Itinerante, Jovens Talentos para Ciência, Lona da Ciência, Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI), entre outros,
que visam popularizar o conhecimento científico no Estado do Rio de Janeiro.
A
Divulgação Científica da Fundação Cecierj tem como principal missão promover a
difusão da ciência e tecnologia para toda a população fluminense e, com seu
caráter transformador, despertar na população a vocação para ciência. Além
disso, pretende ajudar a desmistificar a ciência, contribuir para a melhora do
ensino, com a formação continuada de professores do Ensino Fundamental e Médio
e promover a inclusão social, ao levar o conhecimento àqueles mais afastados
dos grandes centros. Dessa forma, visa gerar uma efetiva integração cultural,
étnica, social e econômica no estado do rio de Janeiro.
Os
interessados podem se inscrever e acessar o material didático sem custo e sob
licença Creative Commons 3.0 – novo sistema que possibilita ao usuário compartilhar suas
criações com outros, permitindo a reprodução de sua obra, desde que esta seja
feita sem fins comerciais e respeitando os direitos autorais. São mais de 1.000
arquivos cadastrados até o momento, além de animações sobre diversos temas.
O
material depositado neste Banco de Imagens é fruto da colaboração de diversos
pesquisadores brasileiros que desenvolvem pesquisas em todo o território
nacional, que permitiram o acesso e consulta de seu valioso material com o
objetivo de uma maior popularização da Ciência. Nele, são encontradas imagens
biológicas relacionadas a doenças infecciosas causadas por protozoários,
helmintos, fungos, bactérias e vírus. O conteúdo é apresentado por meio de
fotografias, ilustrações, vídeos, animações e textos.
De
acordo com relatório da Unesco, publicado em 1972, cada indivíduo deve estudar durante toda a sua vida, pois esta é a
chave para a construção da sociedade do conhecimento. Além da oferta de
cursos de atualização e aperfeiçoamento de profissionais – especialmente, professores
– das mais diversas áreas de atuação, a Diretoria de Extensão é responsável
pelos seguintes projetos da Fundação Cecierj:o Portal Teca e as revistas
eletrônicas Educação Pública e EaD em Foco.
Coordenada pelo Ibram, a Primavera
dos Museus é um evento anual que reúne museus de todo o
Brasil. Neste ano, o tema é “A Função Social dos Museus”, uma homenagem aos 40
anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile. A partir desse documento, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da
sociedade, com importante papel na formação da consciência das comunidades.
Na cidade onde moro, a Fundação Cecierj, inaugurou no dia
12 de setembro, o projeto Cineclube Cederj no município de
Piraí, em continuidade a este programa que oferece à população a oportunidade de assistir
a filmes gratuitamente. São planejados debates ao fim de algumas
sessões, visando estimular a reflexão e a capacidade crítica do público. O
Cineclube Cederj foi inaugurado no dia 10 de maio e desde então vem promovendo
a exibição de filmes na capital do Rio de Janeiro e no interior do estado..
Um bom exemplo é Marina Silva, ex-catadora de
caranguejo do Norte-Fluminense que realizou seu sonho ao encarar o desafio de
um vestibular. Hoje, graças ao Consórcio Cederj ela é professora de biologia e,
recentemente, passou em um concurso do Estado. Marina Silva, conta um
pouco das dificuldades que enfrentou e como a Educação a Distância foi capaz de
mudar sua vida.
Curso
de Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a
Distância
Pólo: Piraí
Número do grupo: 20
Aluna: Glenda Janaína Santos da Silva
Tutora: Ivone Simões Pimentel
Consórcio Cederj
Criado
em 2000, com o objetivo de levar educação superior, gratuita e de qualidade a
todo o Estado do Rio de Janeiro, o Consórcio Cederj é formado por sete
instituições públicas de ensino superior: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e
UNIRIO, e conta atualmente com cerca de 26
mil alunos matriculados em seus 12 cursos de graduação a distância.
Desenvolve projetos nas áreas de educação superior
a distância e divulgação científica, atingindo diretamente mais de 60 mil pessoas/ano residentes nos 92
municípios do Estado do Rio de Janeiro, com a oferta de:
Cursos de graduação a distância por intermédio do Consórcio
Cederj, parceria formada entre o
Governo do Estado do Rio de Janeiro e seis universidades públicas (Universidade
do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Unviersidade Estadual do Norte fluminense –
UENF; Universidade Federal Fluminense – UFF; Universidade Federal do Estado do
Rio de Janeiro –UNIRIO; Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; e
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ);
Pré-Vestibular Social (PVS), projeto dirigido àqueles que já concluíram ou que
frequentam o último ano do Ensino Médio e desejam realizar as provas para
ingresso nas universidades, mas não têm condições de arcar com os custos dos
cursos preparatórios particulares;
Formação continuada de professores da educação básica, com a oferta de cursos
modulares em diversas áreas: Antropologia, Arte e Comunicação, Biologia,
Educação em Ciências, Educação Especial e Inclusiva, Física, Informática
Educativa, Geociências, Governança: Gestão, Auditoria e TI, Letras, Matemática
e Química, sob responsabilidade da Diretoria de Extensão; e Projetos de Divulgação
Científica, como Praça da Ciência
Itinerante, Jovens Talentos para Ciência, Lona da Ciência, Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI), entre outros,
que visam popularizar o conhecimento científico no Estado do Rio de Janeiro.
A
Divulgação Científica da Fundação Cecierj tem como principal missão promover a
difusão da ciência e tecnologia para toda a população fluminense e, com seu
caráter transformador, despertar na população a vocação para ciência. Além
disso, pretende ajudar a desmistificar a ciência, contribuir para a melhora do
ensino, com a formação continuada de professores do Ensino Fundamental e Médio
e promover a inclusão social, ao levar o conhecimento àqueles mais afastados
dos grandes centros. Dessa forma, visa gerar uma efetiva integração cultural,
étnica, social e econômica no estado do rio de Janeiro.
Os
interessados podem se inscrever e acessar o material didático sem custo e sob
licença Creative Commons 3.0 – novo sistema que possibilita ao usuário compartilhar suas
criações com outros, permitindo a reprodução de sua obra, desde que esta seja
feita sem fins comerciais e respeitando os direitos autorais. São mais de 1.000
arquivos cadastrados até o momento, além de animações sobre diversos temas.
O
material depositado neste Banco de Imagens é fruto da colaboração de diversos
pesquisadores brasileiros que desenvolvem pesquisas em todo o território
nacional, que permitiram o acesso e consulta de seu valioso material com o
objetivo de uma maior popularização da Ciência. Nele, são encontradas imagens
biológicas relacionadas a doenças infecciosas causadas por protozoários,
helmintos, fungos, bactérias e vírus. O conteúdo é apresentado por meio de
fotografias, ilustrações, vídeos, animações e textos.
De
acordo com relatório da Unesco, publicado em 1972, cada indivíduo deve estudar durante toda a sua vida, pois esta é a
chave para a construção da sociedade do conhecimento. Além da oferta de
cursos de atualização e aperfeiçoamento de profissionais – especialmente, professores
– das mais diversas áreas de atuação, a Diretoria de Extensão é responsável
pelos seguintes projetos da Fundação Cecierj:o Portal Teca e as revistas
eletrônicas Educação Pública e EaD em Foco.
Coordenada pelo Ibram, a Primavera
dos Museus é um evento anual que reúne museus de todo o
Brasil. Neste ano, o tema é “A Função Social dos Museus”, uma homenagem aos 40
anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile. A partir desse documento, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da
sociedade, com importante papel na formação da consciência das comunidades.
Na cidade onde moro, a Fundação Cecierj, inaugurou no dia
12 de setembro, o projeto Cineclube Cederj no município de
Piraí, em continuidade a este programa que oferece à população a oportunidade de assistir
a filmes gratuitamente. São planejados debates ao fim de algumas
sessões, visando estimular a reflexão e a capacidade crítica do público. O
Cineclube Cederj foi inaugurado no dia 10 de maio e desde então vem promovendo
a exibição de filmes na capital do Rio de Janeiro e no interior do estado..
Um bom exemplo é Marina Silva, ex-catadora de
caranguejo do Norte-Fluminense que realizou seu sonho ao encarar o desafio de
um vestibular. Hoje, graças ao Consórcio Cederj ela é professora de biologia e,
recentemente, passou em um concurso do Estado. Marina Silva, conta um
pouco das dificuldades que enfrentou e como a Educação a Distância foi capaz de
mudar sua vida.
*******************************************************************************2ª semana
GESTÃO ACADÊMICA, FINANCEIRA E OPERACIONAL
Chegamos à segunda semana. Agora você já deve estar ambientado com a disciplina, com o tutor e colegas.
Fazer a gestão do tempo talvez seja a tarefa mais difícil! Antecipar ações, hierarquizar prioridades, conseguir autodisciplina para cumprir a agenda programada... Falo por experiência própria, não é fácil. No entanto, quando complementamos uma etapa, a satisfação pessoal é enorme. Espero que, ao fazer essa disciplina, você possa colocar em prática também esse aspecto de gestão e, ao terminá-la, saboreie o êxito de seus esforços.
Quanto à nossa semana, enfocaremos três aspectos da gestão: Acadêmica, Financeira e a Operacional.
Para tanto, disponibilizamos três textos base e também alguns materiais de apoio que servirão de referência para a produção da Tarefa 2.
Os desafios dos diferentes processos de gestão implicam em tomada de decisões que, em alguns casos, podem comprometer todo o processo. Neste sentido, é fundamental o exercício da visão sistêmica através de ferramentas apropriadas.
Aluna: Glenda
Janaína Santos da Silva
Pólo: Piraí
Número do grupo:
20
Tutor: Ivone Simões Pimentel
ORGANOGRAMA
DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
Gestão do Conhecimento
Processo
comunicativo, transmitindo códigos e dados que agrupados formam a fonte
base de absorção de informação, através de programas permanentes de estudo
e prática com a preocupação da qualidade de vida e o desenvolvimento das
pessoas.
***************************************************************************
3ª SEMANA
GESTÃO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINARES
FÓRUM DE DISCUSSÃO
O tema desta semana é a gestão de equipes multidisciplinares. Trabalharemos dois pequenos textos bem interessantes, que sintetizam o que vem sendo discutido sobre a importância das equipes multidisciplinares que sustentam os cursos na modalidade EaD. Boas leituras e discussões! PS: Não se assuste com o tamanho do segundo texto. Você deverá se concentrar no texto "3.3 Estruturação das equipes e das áreas de educação a distância nas organizações", que inicia na página 69 do documento (70 de pdf) e vai até a página 75.
Olá, Debora e G20!!
Eu adotaria o seguinte procedimento para possibilitar a inovação em uma equipe multidisciplinar: Exercícios de simulação, pois a simulação extrapolou a seleção de pessoal e tornou-se também uma técnica de treinamento e desenvolvimento. Os exercícios de simulação incluem estudos de casos, jogos de empresas, simulação de papeis etc. Nas análises de estudo de caso, utiliza-se a experiência de outras organizações para que a pessoa descreva e diagnostique os problemas reais, analise as causas, desenvolva soluções alternativas, selecione aquela que julgue a mais adequada e a implemente. O estudo de casos proporciona discussões estimulantes entre os participantes, bem como excelentes oportunidades para que a pessoa defenda as suas habilidades analíticas e julgamentais. Os jogos de empresas e os exercícios de dramatização colocam a pessoa no papel de ator ou participando de problemas gerenciais. Os exercícios de simulação apresentam a vantagem de criar um ambiente similar em relação às situações reais em que a pessoa trabalha sem os altos custos envolvidos em ações reais indesejáveis. Abraço, glenda
Olá, Tauler e G20.
No seu post, você definiu o que em Gestão de Pessoas, chamamos de rotatividade de função. Rotação de cargos: . Significa a movimentação das pessoas em várias posições na organização no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades. A rotação de cargos pode ser vertical ou horizontal. A rotação vertical significa uma promoção provisória da pessoa para uma nova posição mais complexa. A rotação horizontal funciona como uma transferência lateral de curto prazo para absorção de conhecimentos e experiências da mesma complexidade. A rotação de cargos representa um excelente método para ampliar a exposição da pessoa às operações da organização e transformar especialistas em generalistas. Permite o aumento das experiências individuais e estimula o desenvolvimento de novas idéias, ao mesmo tempo em que proporciona oportunidades para uma avaliação de desempenho mais ampla e confiável do funcionário. Com a redução de níveis hierárquicos e a formação de equipes de trabalho, os funcionários passaram a ter maior participação nos objetivos de seus cargos e maior preocupação com a Qualidade e com os clientes. Abraço, glenda
Olá, Ivone e G20!!
Também podemos observar a andragogia através desse mapa conceitual: Abraço, Glenda
Olá, Ivone, Rosimar e Duque,
De modo geral, a andragogia e a pedagogia apresentam diferenças significativas na maneira de abordar o aprendiz, o ambiente de aprendizagem e a forma como ocorre a interação professor-aluno. Vejamos: Abraço, Glenda
Ação 2
Olá, Rosimar!! No seu post você mensionou as instituições de ensino e as instituições empresariais. Com toda certeza as duas instituições estão baseadas em algum tipo de gestão, mesmo que o seu gestor não tenha conhecimento explícito sobre o que seja, pois apesar da grande oferta de cursos nessa área muitos gestores, diretores... agem intuitivamente; assim como grande parte dos colaboradores e dos profissionais da educação, que nem sabem em qual teoria de ensino estão se basedo para planejar sua gestão em sala de aula. Portanto, respondendo a sua pergunta, penso que um gestor de uma empresa ou de uma escola, só se faz líder de sua equipe, quando consegue associar teoria e prática. Abraço, glenda
Ação 1:
Olá, Ivone!! Adotaria a visão de Administração alicerçada em Gestão do Conhecimento, como foi demonstrado através do organograma de senvolvido para a 2ª semana. Partindo desse princípio, minha estratégia com a Equipe Multidisciplinar se desdobraria partindo do princípio da Gestão do Conhecimento, seguindo os seguintes passos: 1º A definição para a equipe do processo desencadeado através da Gestão do conhecimento. 2º Treinamento em Desenvovolvimento (T&D). 3º A construção coletiva com a equipe multidisiplinar da Gestão do Conhecimento, deixando bem claro, o que se espera de cada colaborador. 4º Avaliação diagnóstica sistemática. 5º Definição do Projeto Interiscciplinar. 6º Plano de Ação. Pergunta ao G20: Vocês conhecem os 5 indicadores que precisamos definir para estruturar a Gestão do Conhecimento? Abraço, Glenda |
Olá Glenda, tudo bem? Ótima suas definições, mas lhe pergunto então.Fazendo papel de professor aqui. haha
Pelo levantamento feito na disciplina: Se você fosse um gestor de equipes multidisciplinares de EaD, que estratégias adotaria para manter a equipe coesa e falando a mesma língua?
Você utilizaria a estratégia de rotação de cargos vertical ou horizontal?
abraços
Pelo levantamento feito na disciplina: Se você fosse um gestor de equipes multidisciplinares de EaD, que estratégias adotaria para manter a equipe coesa e falando a mesma língua?
Você utilizaria a estratégia de rotação de cargos vertical ou horizontal?
abraços
Cara Glenda,
Obrigado por colaborar ...
ATT
Duque, LH
Obrigado por colaborar ...
ATT
Duque, LH
Olá, Rosimar, Glenda, Vilma, Ana, Elizabeth, Adriana, Cintia Cardoso e G20.
Concordo com vocês que seja necessária a capacitação dos gestores, mas também com a Cintia quando diz que têm vários profissionais capacitados, porém com dificuldades em lidar com trabalhos em equipes, dificuldades de escuta e falta de habilidades para lidar em situações de conflitos, entre outros..
Por isso, acredito que os processos seletivos devem contemplar currículo, experiência profissional e história pessoal.
O que acham?
Concordo com vocês que seja necessária a capacitação dos gestores, mas também com a Cintia quando diz que têm vários profissionais capacitados, porém com dificuldades em lidar com trabalhos em equipes, dificuldades de escuta e falta de habilidades para lidar em situações de conflitos, entre outros..
Por isso, acredito que os processos seletivos devem contemplar currículo, experiência profissional e história pessoal.
O que acham?
Oi, Glenda e G20.
Bem colocado a ação do gestor "deixando bem claro, o que se espera de cada colaborador", a transparência é fundamental para estabelecer limites e ações.
E mesmo que o projeto ou a proposta de gestão não alcance os resultados esperados, não se constitua um fracasso ou busca de culpados.
Abraços
Bem colocado a ação do gestor "deixando bem claro, o que se espera de cada colaborador", a transparência é fundamental para estabelecer limites e ações.
E mesmo que o projeto ou a proposta de gestão não alcance os resultados esperados, não se constitua um fracasso ou busca de culpados.
Abraços
Oi, Glenda e G20
Geralmente projetos ou práticas que trabalham com estudo de casos funcionam mesmo, pois permite um olhar multidisciplinar de toda a equipe.
Quando relatou sobre o exercício de simulação das ações em processo de trabalho, logo lembrei das práticas em meu trabalho de Educação Permanente em Saúde que usamos a metodologia de Rodas de Discussão.
Numa capacitação com as Recepcionistas da saúde utilizamos o teatro e foi fantástico, eles conseguiram se sentir inteiros representando suas próprias práticas e também é um ótimo recurso de autoavaliação.
Abraços.
Geralmente projetos ou práticas que trabalham com estudo de casos funcionam mesmo, pois permite um olhar multidisciplinar de toda a equipe.
Quando relatou sobre o exercício de simulação das ações em processo de trabalho, logo lembrei das práticas em meu trabalho de Educação Permanente em Saúde que usamos a metodologia de Rodas de Discussão.
Numa capacitação com as Recepcionistas da saúde utilizamos o teatro e foi fantástico, eles conseguiram se sentir inteiros representando suas próprias práticas e também é um ótimo recurso de autoavaliação.
Abraços.
Olá, Glenda, Adriana e G20.
Até o momento não tinha pensado na rotatividade como um aspecto positivo. Penso que, assim como os exemplos citados por vocês, têm que ser muito bem planejado para se ter os resultados esperados.
Abraços.
Até o momento não tinha pensado na rotatividade como um aspecto positivo. Penso que, assim como os exemplos citados por vocês, têm que ser muito bem planejado para se ter os resultados esperados.
Abraços.
Olá, Glenda e colegas!!
Tenho um exemplo na família, minha irmã trabalhou por mais de uma década em uma empresa que empregava a rotatividade de função. Quando presenciei pela 1ª vez o processo fiquei admirada... e fui observando que as equipes tinham uma comunhão, as atividades fluiam com tal leveza... processo admirável.
Abraços
Adriana Costa
Tenho um exemplo na família, minha irmã trabalhou por mais de uma década em uma empresa que empregava a rotatividade de função. Quando presenciei pela 1ª vez o processo fiquei admirada... e fui observando que as equipes tinham uma comunhão, as atividades fluiam com tal leveza... processo admirável.
Abraços
Adriana Costa
Olá, Glenda!
Excelente o Mapa Conceitual "Atitudes e Técnicas Andragógias"! Muito útil!
Obrigada!
Beth
Excelente o Mapa Conceitual "Atitudes e Técnicas Andragógias"! Muito útil!
Obrigada!
Beth
Obrigada Glenda,
Esta forma está mais fácil de entender.
Um abraço.
Vilma
Esta forma está mais fácil de entender.
Um abraço.
Vilma
Olá, Debora e G20!!
Eu adotaria o seguinte procedimento para possibilitar a inovação em uma equipe multidisciplinar:
Exercícios de simulação, pois a simulação extrapolou a seleção de pessoal e tornou-se também uma técnica de treinamento e desenvolvimento. Os exercícios de simulação incluem estudos de casos, jogos de empresas, simulação de papeis etc. Nas análises de estudo de caso, utiliza-se a experiência de outras organizações para que a pessoa descreva e diagnostique os problemas reais, analise as causas, desenvolva soluções alternativas, selecione aquela que julgue a mais adequada e a implemente. O estudo de casos proporciona discussões estimulantes entre os participantes, bem como excelentes oportunidades para que a pessoa defenda as suas habilidades analíticas e julgamentais. Os jogos de empresas e os exercícios de dramatização colocam a pessoa no papel de ator ou participando de problemas gerenciais. Os exercícios de simulação apresentam a vantagem de criar um ambiente similar em relação às situações reais em que a pessoa trabalha sem os altos custos envolvidos em ações reais indesejáveis.
Abraço,
glenda
Eu adotaria o seguinte procedimento para possibilitar a inovação em uma equipe multidisciplinar:
Exercícios de simulação, pois a simulação extrapolou a seleção de pessoal e tornou-se também uma técnica de treinamento e desenvolvimento. Os exercícios de simulação incluem estudos de casos, jogos de empresas, simulação de papeis etc. Nas análises de estudo de caso, utiliza-se a experiência de outras organizações para que a pessoa descreva e diagnostique os problemas reais, analise as causas, desenvolva soluções alternativas, selecione aquela que julgue a mais adequada e a implemente. O estudo de casos proporciona discussões estimulantes entre os participantes, bem como excelentes oportunidades para que a pessoa defenda as suas habilidades analíticas e julgamentais. Os jogos de empresas e os exercícios de dramatização colocam a pessoa no papel de ator ou participando de problemas gerenciais. Os exercícios de simulação apresentam a vantagem de criar um ambiente similar em relação às situações reais em que a pessoa trabalha sem os altos custos envolvidos em ações reais indesejáveis.
Abraço,
glenda
Olá, Tauler e G20.
No seu post, você definiu o que em Gestão de Pessoas, chamamos de rotatividade de função.
Rotação de cargos:
. Significa a movimentação das pessoas em várias posições na organização no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades. A rotação de cargos pode ser vertical ou horizontal. A rotação vertical significa uma promoção provisória da pessoa para uma nova posição mais complexa. A rotação horizontal funciona como uma transferência lateral de curto prazo para absorção de conhecimentos e experiências da mesma complexidade. A rotação de cargos representa um excelente método para ampliar a exposição da pessoa às operações da organização e transformar especialistas em generalistas. Permite o aumento das experiências individuais e estimula o desenvolvimento de novas idéias, ao mesmo tempo em que proporciona oportunidades para uma avaliação de desempenho mais ampla e confiável do funcionário.
Com a redução de níveis hierárquicos e a formação de equipes de trabalho, os funcionários passaram a ter maior participação nos objetivos de seus cargos e maior preocupação com a Qualidade e com os clientes.
Abraço,
glenda
No seu post, você definiu o que em Gestão de Pessoas, chamamos de rotatividade de função.
Rotação de cargos:
. Significa a movimentação das pessoas em várias posições na organização no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades. A rotação de cargos pode ser vertical ou horizontal. A rotação vertical significa uma promoção provisória da pessoa para uma nova posição mais complexa. A rotação horizontal funciona como uma transferência lateral de curto prazo para absorção de conhecimentos e experiências da mesma complexidade. A rotação de cargos representa um excelente método para ampliar a exposição da pessoa às operações da organização e transformar especialistas em generalistas. Permite o aumento das experiências individuais e estimula o desenvolvimento de novas idéias, ao mesmo tempo em que proporciona oportunidades para uma avaliação de desempenho mais ampla e confiável do funcionário.
Com a redução de níveis hierárquicos e a formação de equipes de trabalho, os funcionários passaram a ter maior participação nos objetivos de seus cargos e maior preocupação com a Qualidade e com os clientes.
Abraço,
glenda
Olá, Ivone e G20!!
Também podemos observar a andragogia através desse mapa conceitual:
Abraço,
Glenda
Também podemos observar a andragogia através desse mapa conceitual:
Abraço,
Glenda
Olá, Ivone, Rosimar e Duque,
De modo geral, a andragogia e a pedagogia apresentam diferenças significativas na maneira de abordar o aprendiz, o ambiente de aprendizagem e a forma como ocorre a interação professor-aluno. Vejamos:
De modo geral, a andragogia e a pedagogia apresentam diferenças significativas na maneira de abordar o aprendiz, o ambiente de aprendizagem e a forma como ocorre a interação professor-aluno. Vejamos:
Ação 2
Olá, Rosimar!!
No seu post você mensionou as instituições de ensino e as instituições empresariais. Com toda certeza as duas instituições estão baseadas em algum tipo de gestão, mesmo que o seu gestor não tenha conhecimento explícito sobre o que seja, pois apesar da grande oferta de cursos nessa área muitos gestores, diretores... agem intuitivamente; assim como grande parte dos colaboradores e dos profissionais da educação, que nem sabem em qual teoria de ensino estão se basedo para planejar sua gestão em sala de aula.
Portanto, respondendo a sua pergunta, penso que um gestor de uma empresa ou de uma escola, só se faz líder de sua equipe, quando consegue associar teoria e prática.
Abraço,
glenda
Olá, Rosimar!!
No seu post você mensionou as instituições de ensino e as instituições empresariais. Com toda certeza as duas instituições estão baseadas em algum tipo de gestão, mesmo que o seu gestor não tenha conhecimento explícito sobre o que seja, pois apesar da grande oferta de cursos nessa área muitos gestores, diretores... agem intuitivamente; assim como grande parte dos colaboradores e dos profissionais da educação, que nem sabem em qual teoria de ensino estão se basedo para planejar sua gestão em sala de aula.
Portanto, respondendo a sua pergunta, penso que um gestor de uma empresa ou de uma escola, só se faz líder de sua equipe, quando consegue associar teoria e prática.
Abraço,
glenda
****************************************************************************************************************************
4ª semana
Fórum e tarefa 4ª semana
Com base em suas experiências pessoais, fale de sua relação com o polo de apoio presencial ao qual está vinculado. Qual foi sua relação com polo ao longo do curso? Compartilhe uma experiência positiva e negativa se houver, apresentando sugestões para a melhor utilização deste espaço de apoio presencial.
Finalmente chegamos a nossa última semana da disciplina e vamos discutir sobre Gestão de Pólo Presencial.
Então com base em suas experiências pessoais, fale de sua relação com o polo de apoio presencial ao qual está vinculado. Qual foi sua relação com polo ao longo do curso? Compartilhe uma experiência positiva e negativa se houver, apresentando sugestões para a melhor utilização deste espaço de apoio
A partir dos referencias de qualidade apontados no texto base, faça uma pesquisa a respeito de um polo de apoio presencial, mantido por instituição pública ou privada, e julgue se este polo se adequa aos critérios de qualidade.
Aluna:
Glenda Janaína Santos da Silva
Pólo:
Piraí
Número
do grupo: 20
Tutor:
Ivone Simões Pimentel
Pólo de Apoio
Presencial
A partir dos referenciais de
qualidade apontados no texto base, foi realizada uma pesquisa do pólo de apoio
presencial CEDERJ, localizado no município de Piraí, que fica à Rua Roberto
Silveira, 86, Centro, mantido por instituição pública.
O pólo CEDERJ, constitui o “braço
operacional” das instituições públicas de ensino superior na cidade, onde
acontecem os encontros presenciais, o acompanhamento e orientação para os
estudos, as práticas laboratoriais e as atividades presenciais.
Antes de se tornar o CEDERJ, o
prédio era utilizado como escola regular e funcionava para atender a Educação
Infantil do município, e era conhecido como Jardim de Infância Roberto Silveira.
Para se transformar no CEDERJ que
hoje conhecemos, o prédio passou por uma grande reforma, em suas instalações
físicas, de infraestrutura tecnológica e de recursos humanos, que se mostravam
essenciais para contribuir na qualidade do ensino.
O prédio do CEDERJ/Piraí possui a característica de ponto de
referência em EAD, se destaca dos outros prédios a sua volta por suas cores
vivas e pelas características arquitetônicas. Suas dependências também são
utilizadas para encontros, debates, capacitações, entre outros, por
representantes de diversas entidades da comunidade.
A Fundação Cecierj, órgão vinculado
à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, inaugurou no dia, 12 de
setembro, o projeto Cineclube Cederj no
município de Piraí, em continuidade a este programa que oferece à população a
oportunidade de assistir a filmes gratuitamente. A sala de cinema está
instalada no pólo Cederj da cidade.
O
presidente da Fundação Cecierj, Carlos Eduardo Bielschowsky, destacou na
inauguração a importância de proporcionar acesso a cultura e conhecimento por
meio das produções cinematográficas selecionados para o projeto, sobretudo em
cidades que não possuem salas de projeção como Piraí.
São
planejados debates ao fim de algumas sessões, visando estimular a reflexão e a capacidade
crítica do público. O Cineclube Cederj foi inaugurado no dia 10 de maio e desde
então vem promovendo a exibição de filmes na capital do Rio de Janeiro e no
interior do estado.
O
projeto já funciona no Rio de Janeiro, na comunidade da Rocinha, no Ciep Ayrton
Senna; e nos municípios de Duque de Caxias, no Museu Ciência e Vida; e São
Fidélis, no Ciep Joaquim Maia Brandão. Depois de Piraí, as próximas
inaugurações serão em São Gonçalo, Angra dos Reis e Aperibé. Até o fim do ano,
serão mais de 18 espaços do Cineclube no estado do Rio.
As
exibições acontecem nos pólos do Cederj ou em pontos turísticos, dependendo do município.
Os interessados devem pegar senhas no local, que são distribuídas 30 minutos antes
do início de cada sessão.
Quanto a gestão do pólo de apoio é
realizado pela diretora do pólo, Maria Helena Jardim, que também representa uma
figura fundamental no Projeto UCA (Um Computador por Aluno), desenvolvido pelo município,
em parceria com o Governo do Estado do Rio e do Governo Federal.
O
referido projeto foi iniciado como projeto piloto do Governo Federal, que
escolheu apenas uma escola para introduzir a utilização do computador portátil,
a prática pedagógica, como mais uma ferramenta, para garantir a qualidade do
ensino público, e foi amplamente absorvido pelo visionário
governo municipal da época, hoje todas as escolas do município utilizam o
computador, realizando a inclusão digital dos alunos e das suas famílias,
atendendo alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de
Jovens e Adultos.
Realizando
encaminhamentos adequados para o
gerenciamento e operacionalização dos ambientes, ou seja, contemplando os
diversos aspectos relacionados à sua gestão mostrando bom funcionamento. Dessa
forma apresenta os fatores internos, externos, estruturais, organizacionais,
metodológicos, encarnado pela figura do coordenador do pólo, demonstrando amplo
domínio sobre sua gestão.
O pólo é uma unidade operacional
para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e
administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância para que
os alunos possam acompanhar os cursos; também serve como “local de encontro”
onde acontecem os momentos presenciais, o acompanhamento e a orientação para o
estudo; práticas laboratoriais e avaliações presenciais. O maior objetivo do
pólo é oferecer o espaço físico de apoio presencial aos alunos da sua região,
mantendo as instalações físicas necessárias para atender aos alunos em questões
tecnológicas, de laboratório, de biblioteca, entre outros.
Apresenta uma boa estrutura, no que
tange a ambiente, mobiliários e equipamentos. No pólo possui os seguintes
ambientes: sala para secretaria acadêmica; coordenação do pólo, tutores
presenciais, professores, sala de aula presencial, laboratórios de informática
e biblioteca. Os referidos ambientes estão dotados de mobiliários e
equipamentos compatíveis com cada atividade. Computadores, impressora, linha
telefônica e acesso dedicado a Internet em todos os ambientes.
A aquisição de equipamentos
específicos depende dos cursos que são oferecidos e da orientação das
instituições de ensino superior. Cursos como biologia, física, química e
matemática, por exemplo, possuem um investimento adicional em laboratórios e o
quantitativo de equipamentos e mobiliários depende do número de cursos e alunos
que o pólo abriga.
Também é ofertado capacitação ao coordenador
do pólo utilizando ambiente virtual de aprendizagem. Através da plataforma o
coordenador troca experiências, aprendendo novas maneiras de gerir o pólo para
que assim possa utilizar de maneira eficiente, buscando maior produtividade.
Essa estratégia tem como objetivo a padronização dos conhecimentos adquiridos,
assim os coordenadores terão bagagem teórico similar, que conduzirá suas
administrações nos pólos.
O
CEDERJ também cria mecanismos capazes de propiciar o planejamento, organização
e capacitação da direção e de controle das atividades desenvolvidas para obter
êxito em suas ações e atingir a excelência almejada dentro de um processo de
ensino aprendizagem, para isso, estabelecem necessidades específicas, visando a
formação do coordenador do pólo, munindo-o de ferramentas e elementos
imprescindíveis à boa administração. Na capacitação são previstas cinco etapas,
que aborda especificidades, empregando as técnicas relacionadas com a Gestão
estratégica; Gestão de projetos; Gestão de infraestrutura; Gestão de equipe; Gestão
de processos.
A
Gestão estratégica capacita o agente da organização para dirigir seus rumos de
forma a permitir que as decisões administrativas e operacionais estejam de
acordo com as decisões estratégicas, com a congregação de esforços com o
propósito de alcançar a missão e os objetivos da organização frente aos seus
ambientes (externos e internos) e à administração dos estágios de formulação,
implantação e controle da estratégia. A gestão de um pólo deve seguir o que
preceitua a gestão estratégica, ou seja, um “processo contínuo e interativo que
visa manter uma organização, como um conjunto apropriadamente integrado ao seu
ambiente” e aos propósitos de sua criação (CERTO e PETER, 1993). Sem o domínio
dessa etapa, o coordenador pode conduzir o pólo por caminhos tortuosos e causar
transtornos, tornando-se assim insustentável sua permanência na condução do
pólo.
A
Gestão de projetos é um empreendimento que possui começo, meio e fim, se
preocupa com a aplicação prática relacionada com aplicação de conhecimentos,
habilidades, ferramentas e técnicas nas várias atividades que são realizadas
para alcançar as necessidades e expectativas do conhecimento. Um coordenador de
projetos pode e deve utilizar o conhecimento de gestão de projetos para
controlar os processos administrativos e pedagógicos nos pólos.
A
Gestão da infraestrutura é outro ponto fundamental, evita os ruídos e promove o
alinhamento da linguagem utilizada no processo de comunicação. Por exemplo: a
gestão de infraestrutura “trata do mapeamento e organização das condições
básicas existentes para potencializar o uso compartilhado e propor alternativas
para se buscar as condições necessárias na instituição e nos pólo”. Tem que
assegurar aos usuários todos os recursos de tecnologia e que estejam
disponíveis e em bom funcionamento, para que assim possa alcançar a plena
satisfação no desempenho de suas atividades.
Na
Gestão de equipe, trabalhar com a necessidade de criação de uma boa equipe de
trabalho é fundamental para conseguir atingir os resultados esperados, já que
bons resultados dificilmente nascem de ações individuais e assim conduzir sua
equipe para o sucesso. Assim, selecionar adequadamente uma equipe e conseguir
tirar o máximo dela é fundamental para um pólo de educação a distância.
Na
Gestão de processos, o domínio pelos coordenadores dos processos que acontecem
nos pólos de apóio presencial fará a diferença na resolução de problemas que
ocorrerem e facilitará sua resolução, os gestores devem estar munidos de
capacidades intelectuais e de posse de ferramentas que ajudem a administrar o pólo
eficientemente, pois são processos conjuntos de ações sistemáticas, baseadas em
fatos, tarefas, dados e ações, que permitam manter estável a rotina.
Assim, os conceitos tradicionais tornam-se
obsoletos. Ao aplicar os princípios da sociedade do conhecimento, as
instituições estão mudando da ênfase na administração da qualidade total,
impulsionada pela tecnologia e representada pela figura autoritária do chefe,
para a ênfase na liderança de qualidade total, que associa questões técnicas
com humanas, ou seja, a atuação coletiva transforma o indivíduo no fator mais
importante para o crescimento da instituição.
Para
ser bem sucedido, o administrador terá de desenvolver habilidades voltadas à
liderança. Será fundamental saber como se comunicar, se relacionar, com outros
profissionais, motivar seus colaboradores e trabalhar em equipe. Como
conseqüência, líderes focados no sucesso da instituição terão de atuar em prol
do desenvolvimento de todos para a satisfação de seus clientes.
No
ambiente altamente competitivo do mercado de EAD, pequenos detalhes são
responsáveis por sucessos e fracassos. A palavra chave dessa nova era é mudança
e o líder deverá mostrar como promovê-la de modo eficaz e competente.
Fazendo acontecer – tratar co
pessoas é, com toda probabilidade, o maior problema que enfrentamos nos dias
atuais, especialmente se tratando no mundo da EAD. Sim, mas o mesmo também
acontece com a dona de casa, o arquiteto ou o engenheiro. Pesquisa realizada
sob auspícios da Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching descobriu
um fato da mais alta importância e signficação, fato este mais tarde confimado
por estudos no Carnegie Institute of Technology. Essas investigações revelaram
que mesmo em campos técnicos, apenas cerca de 15% do sucesso da pessoa são devido
a seus conhecimentos técnicos e 85% à sua perícia em engenharia humana, à
personalidade e à capacidade de liderar.
Nunca subestime o poder do
entusiasmo.
Olhe para as coisas do ponto de
vista do interlocutor.
Seja sincero na apreciação e no
elogio.
Explore o poder colossal do
entusiasmo.
Respeite a dignidade do próximo.
Não seja crítico demais.
Dê ás pessoas uma boa reputação,
que elas queiram
Defender.
Mantenha na vida um senso de
divertimento e equilíbrio.
Referências
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