quarta-feira, 20 de junho de 2012

Web 2.0

Gilberto Gil, na música Pela Internet, apresenta sua visão sobre a Internet, meio de comunicação mundial que vem revolucionando nossos hábitos de obtenção e transmissão de informações. Esse universo é trabalhado poeticamente:
·      o verbo "navegar" é uma metáfora para a atividade de entrar em contacto com as informações disponíveis via Internet. Faz parte do campo semântico de mar, expresso, na música, por meio dos seguintes vocábulos: velejar, jangada, barco, vazante, maré, mar, porto, rede.
·      a amplitude espacial abarcada pela Internet, a "rede", vem apresentada sob a forma de países e regiões longínquas: Taipé, Calcutá, Helsinqui, Connecticut, Nepal, Gabão, Milão, Japão.
·      a partir do vocábulo "vírus", referindo-se a programas que atacam e destroem informações, cria-se uma associação com Macmilícia de Milão, hacker mafioso, polícia carioca.
·      o vocabulário específico de informática aparece em todo o texto, promovendo a articulação entre a realidade e o universo poético: web-site, home-page, gigabytes, disquete, e-mail, micro, site, hot-link, infomaré, infomar, acessar, contactar, rede, vírus.
Tanto no título como no final da música, Gil faz uma homenagem a Donga, parodiando a música "Pelo telefone", que, na sua época, teve o papel que hoje cabe à Internet. Na paródia, o telefone é substituído pelo celular, condizente com a época atual.

Objetivos:
  • Trabalhar com a música de Gilberto Gil "Pela Internet".
  • Ouvir a música
  •  Desenhar  as várias partes da música.
  • Fotografar  os vários desenhos.
Editar um vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário