sexta-feira, 13 de julho de 2012

Memórias

"Renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece, como eu mergulhei. Pergunte, sem querer a resposta, como estou perguntando". Clarice Lispector

Livro: LOLO BARNABÉ
Áreas Envolvidas: Língua Portuguesa e História
Tema Transversal: Trabalho e Consumo
a) ANTES DA LEITURA
1. Mostrei aos alunos a capa do livro e estimulei-os a criar hipóteses a respeito do desenrolar da história. Que impressão eles tinham das duas personagens na ilustração? Qual era o momento da história em que a narrativa se passava?
2. Li com eles o texto da contracapa, que lhes daria mais pistas a respeito do conteúdo da obra. Por que será que Lolo Barnabé não é completamente feliz? Deixei que criassem hipóteses.
3. Propus uma pesquisa a respeito do homem na pré-história. Em quais períodos a chamada pré-história se divide? De que forma o homem vivia em cada um deles?
4. Estimulei os alunos a visitar o site da Eva Furnari (www.evafurnari.com.br) para que soubessem um pouco mais a respeito da autora. 
Obs.: O livro foi baixado da internet, o projeto se desdobrou em outras fases, abordando outras áreas do conhecimento (matemática, ciências, geografia, artes, produção de texto e informática).
Projeto de Leitura realizado em 2011, livro: LOLO BARNABÉ.

Etapas:
  1. Resenha
  2. Trabalho interdisciplinar:
PROBLEMATIZAÇÃO
DESENVOLVIMENTO:
Atividade 1: Ampliando nosso conhecimento e pensando…; Atividade 2 — No tempo das cavernas…; Atividade 3 — Vantagens e desvantagens; Atividade 4 — Consumismo e televisão; Atividade 5 — O que nós temos e não precisamos ter?;
Atividade 6 — E o tempo passou…
  1. SÍNTESE.
Aprendizagem por recepção e descoberta. Com linguagem visual e verbal para o aluno atribuir valor às novas informações, utilizando conceitos pré-existentes que permitiu estabelecer relações não arbitrárias e relações substantivas, entre o novo que transforma. Construíram novas hipóteses, tomaram decisões, buscaram informações, estimulando a participação ativa, através de inúmeras estratégias.

*****************************************************************************

Olá Glenda,
Primeiro adorrrreeeiii a história, as imagens, as soluções encontradas pelas personagens.
A forma como você trabalhou mostra antes de mais nada a interdisciplinaridade e ela ajuda os educandos a perceberem melhor a construção do pensamento, sendo assim o princípio da autonomia está muito presente, mas não podemos nos esquecer da colaboração entre todos, professores e alunos para que a leitura, a figuratividade e a escrita se façam de maneira a dar identidade a cada um.
Então, o que achas?
Bjs,
Célia Lopes

***********************************************************************************
Glenda Janaina Santos Da Silva Dias
 
As atividades propostas tiveram como princípio educativo a cooperação e a autonomia.
2ª etapa, foi trabalhado o princípio da cooperação. Exigiu a colaboração e contribuição dos alunos, pois demandava trabalho conjunto e coletivo para alcançar o objetivo compartilhado. Não bastava a reflexão dos individual, mais sim compartilhar suas reflexões com as reflexões dos outros.
1ª, 3ª e 4ª etapas, foi trabalhado o princípio da autonomia. Pois compreende o domínio crítico e referenciado do conhecimento. A capacidade de decidir, de processar e selecionar informações e de lidar com elas criticamente.
**********************************************************************************
Acredito que o princípio educativo utilizado em sua aula foi o da cooperação. Pois esse princípio exige a contribuição dos participantes. Como também o desenvolvimento de habilidades e competências para o trabalho em conjunto e coletivo para alcançar um objetivo compartilhado. Favorecendo reflexões dos participantes do processo ensino-aprendizagem. Através do desenvolvimento concreto é possível ampliar a visão de mundo e a mudança interna dos sujeitos em processo de conhecimento em resposta a essas reflexões. A construção do conhecimento é estimulado quando o aluno tem oportunidade de se relacionar com outros, quando precisa interagir, cooperar e coordenar pontos de vista com colegas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário