sexta-feira, 13 de julho de 2012

Suportes utilizados

 
Análise da apropriação da tecnologia nas diferentes gerações da EAD
FASES OU GERAÇÕES
COMO ERA O ESTUDO?
Qual tipo de aprendizagem individual ou social enfatizada?
Qual tipo de comunicação?
Recursos usados?
1ª fase:
Geração textual
(1890 – 1960)
Caracterizou-se pelo estudo por correspondência. A interação era escassa, pois era baseada numa atitude isolada de auto-aprendizagem.
Modelo Instrucional – apresenta como base a transmissão de informação e conteúdo. Não utilizava estratégias colaborativas no processo de aprendizagem.
Comunicação primária unidirecional – com o uso uso do correio postal.
Material impresso;
Guia de estudo;
Exercícios e tarefas;
Rádio difusão;
Unidades de curso.
2ª fase:
Geração Analógica
(1960 – 1980)
Sistêmico, uma vez que combinava encontros presenciais, sessões periódicas de tutor, com material gravado através de rádio e de televisão.
Modelo interativo – a intervenção do professor surge como forma de auxiliar o aprendizado. O conteúdo pode trabalhar os principais contextos, abordando-os de forma simples e objetiva.
Unidirecional – unidades de curso, fitas de vídeo, televisão e rádio.

Material gravado;
Encontros presenciais;
Videotepes;
Material impresso.
3ª fase:
Cursos a distância
(a partir de 1990)
Permite a universalização do aprendizado devido ao advento dos avanços tecnológicos.
Modelo colaborativo – professor como gerenciador de entendimento, com propostas de desafios que venham incentivar a discussão e a produção de conhecimento.
Síncrona e assíncrona – chats, fóruns, lista de discussão e outros.
Promovendo o diálogo, a interação e a cooperação.
AVEA (ambiente virtual de aprendizagem);
Computador;
Internet.

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