Análise
da apropriação da tecnologia nas diferentes gerações da EAD
FASES OU GERAÇÕES
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COMO ERA O ESTUDO?
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Qual tipo de aprendizagem
individual ou social enfatizada?
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Qual tipo de comunicação?
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Recursos usados?
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1ª
fase:
Geração
textual
(1890 – 1960)
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Caracterizou-se pelo estudo por
correspondência. A interação era escassa, pois era baseada numa
atitude isolada de auto-aprendizagem.
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Modelo Instrucional – apresenta
como base a transmissão de informação e conteúdo. Não
utilizava estratégias colaborativas no processo de aprendizagem.
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Comunicação primária
unidirecional – com o uso uso do correio postal.
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Material
impresso;
Guia
de estudo;
Exercícios
e tarefas;
Rádio
difusão;
Unidades de curso.
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2ª
fase:
Geração
Analógica
(1960 – 1980)
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Sistêmico, uma vez que combinava
encontros presenciais, sessões periódicas de tutor, com material
gravado através de rádio e de televisão.
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Modelo interativo – a
intervenção do professor surge como forma de auxiliar o
aprendizado. O conteúdo pode trabalhar os principais contextos,
abordando-os de forma simples e objetiva.
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Unidirecional
– unidades de curso, fitas de vídeo, televisão e rádio.
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Material
gravado;
Encontros
presenciais;
Videotepes;
Material impresso.
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3ª
fase:
Cursos
a distância
(a partir de 1990)
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Permite a universalização do
aprendizado devido ao advento dos avanços tecnológicos.
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Modelo colaborativo – professor
como gerenciador de entendimento, com propostas de desafios que
venham incentivar a discussão e a produção de conhecimento.
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Síncrona
e assíncrona – chats, fóruns, lista de discussão e outros.
Promovendo o diálogo, a
interação e a cooperação.
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AVEA
(ambiente virtual de aprendizagem);
Computador;
Internet.
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